24-25 novembro 2023
Escola Secundária Rainha D. Leonor, Lisboa
24-25 novembro 2023
Escola Secundária Rainha D. Leonor, Lisboa

Formação

O ENSINO E APRENDIZAGEM NUMA PERSPETIVA STEAM

Registo de acreditação nº CCPFC/ACC-121295/23

Regime de Frequência: Presencial | Grupos de formação: 510,530,540 e 550

Duração

Horas presenciais: 12 - Nº de horas acreditadas: 12


Metodologias

A metodologia da ação formação propõe uma abordagem didática baseada numa tarefa STEAM cujo tema é a Energia, explorada num contexto real e relevante. Os formandos aplicam a proposta a um ciclo de ensino específico e realizam a tarefa usando recursos que promovem a integração STEAM. A formação incentiva o trabalho em pequenos grupos, discussões coletivas e antecipação de desafios de aprendizagem e estratégia de superação. A formação ocorre durante o congresso "Ensino e aprendizagem numa perspetiva STEAM" (https://xededq.events.chemistry.pt/programa), inclui sessões plenárias (4 h 15m), uma mesa-redonda (2 h), workshops (3 h), sessões paralelas (2 h) e ainda as sessões de abertura e fecho (total 45m) onde serão dadas indicações relevantes para os participantes e sua formação. As atividades do congresso constituem as componentes teóricas e práticos da formação. Os conferencistas das sessões plenárias, mesa-redonda e workshops são especialistas da área da Educação ligados à área STEAM.

Formadores

  • Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa Conceição

  • MÓNICA LUÍSA MENDES BAPTISTA

  • SÉRGIO PAULO JORGE RODRIGUES

  • ISABEL CRISTINA RIBAU FERNANDES COUTINHO

  • JOÃO CARLOS DE MATOS PAIVA

  • JOÃO JOSÉ DE CARVALHO CORREIA DE FREITAS

  • VÍTOR MANUEL NEVES DUARTE TEODORO

  • Carla Maria Duarte da Silva e Costa

  • Paulo César Valente Neves

  • Adelino Leitão de Moura Galvão

Objetivos a atingir

A ação de formação tem como principal objetivo capacitar professores de todos os ciclos do ensino obrigatório para trabalharem com os alunos propostas didáticas visando o ensino e a aprendizagem da Química e das Ciências da Natureza numa perspetiva STEAM. Estas propostas envolvem tarefas desafiantes e abertas (resolver problemas desconhecidos pelos alunos e por caminhos distintos) e a sua exploração na sala de aula. Este objetivo pretende desenvolver as competências dos alunos (conteúdos, capacidades e atitudes). Estas tarefas estimulam a criatividade e a autonomia dos alunos bem como, o desenvolvimento de conhecimento novo.

Os objetivos específicos desta ação de formação são:

  • capacitar os professores com competências numa perspetiva STEAM

  • promover um ambiente de aprendizagem colaborativo e o envolvimento ativo dos formandos com tarefas STEAM

  • familiarizar os formandos com ferramentas e recursos STEAM para avaliar e refletir sobre os resultados da

  • aprendizagem dos seus alunos.

Conteúdos da ação

A ação recorre a uma tarefa STEAM e respetiva exploração didática na sala de formação, em concreto contempla os

seguintes conteúdos:

  1. tarefa STEAM focada no ensino e aprendizagem da Química ou das Ciências da Natureza, com recurso às tecnologias digitais e/ou virtuais e/ou de realidade aumentada

  2. caracterização e implementação de tarefas STEAM reais, relevantes e atuais para o ensino da Química ou das Ciências da Natureza

  3. potencialidades e desafios das tarefas STEAM

  4. articulação de diferentes disciplinas STEAM incluindo o Ensino Especial e colaboração entre formandos.

  5. ensino e aprendizagem da Química e/ou das Ciências da Natureza em contexto STEAM integrado e mais inclusivo.

Especificamente, o tema central da tarefa STEAM é a Energia, abordando os seguintes pontos durante os workshops:

(i) ar como matéria, energia eólica, energia solar e noção do vazio

(ii) transferência e transformação de energia (exemplos: energia interna, variação da entalpia das reações químicas, energia nuclear, conservação e dissipação de energia fotossíntese, moinho de vento, painel fotovoltaico e térmico, mini aerogeradores)

(iii) engenhos/artefactos, análise da sua funcionalidade, noção de escala e design

(iv) medição de grandezas e linguagens simbólica, microscópica e macroscópica.

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos consiste na elaboração de uma reflexão crítica sobre tópicos abordados no X Encontro de Ensino e Divulgação da Química (DEDQ) e um plano de uma aula STEAM, focado no ensino e na aprendizagem da Química ou das Ciências da Natureza.

A classificação do formando será formalizada numa escala de 1 a 10, de acordo com o previsto no Regulamento para acreditação de ações de formação contínua do CCPFC (9 de maio de 2016).

Aos formandos que tenham estado presentes em pelo menos 2/3 das horas de formação acima descritas e concluído com aproveitamento positivo será passado um Certificado de Formação correspondente a 0,5 créditos.