Formação
O ENSINO E APRENDIZAGEM NUMA PERSPETIVA STEAM
Registo de acreditação nº CCPFC/ACC-121295/23
Regime de Frequência: Presencial | Grupos de formação: 510,530,540 e 550
Duração
Horas presenciais: 12 - Nº de horas acreditadas: 12
Metodologias
A metodologia da ação formação propõe uma abordagem didática baseada numa tarefa STEAM cujo tema é a Energia, explorada num contexto real e relevante. Os formandos aplicam a proposta a um ciclo de ensino específico e realizam a tarefa usando recursos que promovem a integração STEAM. A formação incentiva o trabalho em pequenos grupos, discussões coletivas e antecipação de desafios de aprendizagem e estratégia de superação. A formação ocorre durante o congresso "Ensino e aprendizagem numa perspetiva STEAM" (https://xededq.events.chemistry.pt/programa), inclui sessões plenárias (4 h 15m), uma mesa-redonda (2 h), workshops (3 h), sessões paralelas (2 h) e ainda as sessões de abertura e fecho (total 45m) onde serão dadas indicações relevantes para os participantes e sua formação. As atividades do congresso constituem as componentes teóricas e práticos da formação. Os conferencistas das sessões plenárias, mesa-redonda e workshops são especialistas da área da Educação ligados à área STEAM.
Formadores
Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa Conceição
MÓNICA LUÍSA MENDES BAPTISTA
SÉRGIO PAULO JORGE RODRIGUES
ISABEL CRISTINA RIBAU FERNANDES COUTINHO
JOÃO CARLOS DE MATOS PAIVA
JOÃO JOSÉ DE CARVALHO CORREIA DE FREITAS
VÍTOR MANUEL NEVES DUARTE TEODORO
Carla Maria Duarte da Silva e Costa
Paulo César Valente Neves
Adelino Leitão de Moura Galvão
Objetivos a atingir
A ação de formação tem como principal objetivo capacitar professores de todos os ciclos do ensino obrigatório para trabalharem com os alunos propostas didáticas visando o ensino e a aprendizagem da Química e das Ciências da Natureza numa perspetiva STEAM. Estas propostas envolvem tarefas desafiantes e abertas (resolver problemas desconhecidos pelos alunos e por caminhos distintos) e a sua exploração na sala de aula. Este objetivo pretende desenvolver as competências dos alunos (conteúdos, capacidades e atitudes). Estas tarefas estimulam a criatividade e a autonomia dos alunos bem como, o desenvolvimento de conhecimento novo.
Os objetivos específicos desta ação de formação são:
capacitar os professores com competências numa perspetiva STEAM
promover um ambiente de aprendizagem colaborativo e o envolvimento ativo dos formandos com tarefas STEAM
familiarizar os formandos com ferramentas e recursos STEAM para avaliar e refletir sobre os resultados da
aprendizagem dos seus alunos.
Conteúdos da ação
A ação recorre a uma tarefa STEAM e respetiva exploração didática na sala de formação, em concreto contempla os
seguintes conteúdos:
tarefa STEAM focada no ensino e aprendizagem da Química ou das Ciências da Natureza, com recurso às tecnologias digitais e/ou virtuais e/ou de realidade aumentada
caracterização e implementação de tarefas STEAM reais, relevantes e atuais para o ensino da Química ou das Ciências da Natureza
potencialidades e desafios das tarefas STEAM
articulação de diferentes disciplinas STEAM incluindo o Ensino Especial e colaboração entre formandos.
ensino e aprendizagem da Química e/ou das Ciências da Natureza em contexto STEAM integrado e mais inclusivo.
Especificamente, o tema central da tarefa STEAM é a Energia, abordando os seguintes pontos durante os workshops:
(i) ar como matéria, energia eólica, energia solar e noção do vazio
(ii) transferência e transformação de energia (exemplos: energia interna, variação da entalpia das reações químicas, energia nuclear, conservação e dissipação de energia fotossíntese, moinho de vento, painel fotovoltaico e térmico, mini aerogeradores)
(iii) engenhos/artefactos, análise da sua funcionalidade, noção de escala e design
(iv) medição de grandezas e linguagens simbólica, microscópica e macroscópica.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos consiste na elaboração de uma reflexão crítica sobre tópicos abordados no X Encontro de Ensino e Divulgação da Química (DEDQ) e um plano de uma aula STEAM, focado no ensino e na aprendizagem da Química ou das Ciências da Natureza.
A classificação do formando será formalizada numa escala de 1 a 10, de acordo com o previsto no Regulamento para acreditação de ações de formação contínua do CCPFC (9 de maio de 2016).
Aos formandos que tenham estado presentes em pelo menos 2/3 das horas de formação acima descritas e concluído com aproveitamento positivo será passado um Certificado de Formação correspondente a 0,5 créditos.